Pequenos grandes gestos

Eu nem ia passar por aqui hoje, mas quando me deparei com a situação,  a 1ª coisa que me veio à cabeça foi postar o ocorrido.
Vamos do início, todo mundo sabe que sou formada em Odontoligia a 1 ano e meio e desde que saí da faculdade faço pós graduação em Endodontia, vulgo tratamento de canal. E de uns tempos pra cá, eu apenas atuo nos consultórios como Endodontista, raramente pego um procedimento clínico comum pra fazer. Enfim…
Hoje parecia um dia como outro qualquer, quer dizer, melhor que os outros pq a chatonilda da Dona não foi, hahahaha.
Então, lembrei que minha última paciente era uma menina de 12 anos, vou chamá-la de Nina aqui. Logo comentei com a Juju: “Ih Juju você tem que ficar lá dentro comigo, pq se não esse canal não sai.”
Eu, particularmente não gosto de tratar canal em crianças, pq é um procedimento meio chato. Todo mundo já chega no consultório com aquela coisa canal dói e não há ninguém que tire isso da cabeça do cidadão até provarem o contrário. Mas como eu digo, cada dente é de um jeito, como cada paciente. Determinar se uma sessão endodôntica irá lhe trazer incômodo é muito relativo, pois temos enes doenças que atinge o Endodonto e etc. Mas quando se trata de um adulto, ainda temos um diálogo ele entende que possa acarretar em alguns incômodos, como anestesia, por exemplo.
Criança tem pavor a injeção, horror ao barulhinho do motor, nervoso de ficar com a boca aberta durante muito tempo sem poder fechar ou cuspir e quer saber de tudo que você vai fazer com a boquinha dela e nesse local onde trabalho, infelizmente não tenho disponibilidade de tempo pra dar essas atenções merecidas.

Na 1ª sessão a Nina, se mostrou muito nervosa, mas ela queria muito arrumar o dentinho dela. Imagina uma criança de 12 anos com um dos dentes da frente totalmente destruído? Eu costumo fazer esses dentes em sessão única, mas com a Nina, era complicado, ela sentia muita dor, se mexia muito e quase causou um acidente por não obedecer as ordens: “Olha, a tia vai anestesiar, você vai sentir a picadinha da formiga, mas POR FAVOR, não se mexe, tá bem? Se doer aperta a mão da Juju que eu paro, não vou te machucar!”
Mas não adiantou muito não sabe?
Tenho uma paciência de , mas não me peça pra fazer nada com uma criança chorando, eu simplesmente não faço. Bloqueia! E foi o que aconteceu, por mais que eu conversasse, ela parava de chorar e em seguida chorava de novo. Então, tive que remarcá-la pra essa semana.
Hoje fui um pouco mais dura com ela, do contrário, ela faria a mesma coisa. Disse que se ela começasse a chorar iria mandá-la embora daquele jeito mesmo.
Ela por sua vez, se mostrou mais calma (dentro do possível da situação) e começamos a fazer. Tudo com muita calma e bastante paciência, pq ela chorou sim, mas eu via aquela menina fazendo de tudo pra omitir o medo e o nervosismo e coloquei na cabeça que ia terminar tudo HOJE independente da hora que eu fosse sair. E assim foi…
Terminei o canalzinho, que ficou muito lindo *orgulhinho de mãe* e comecei a fazer a restauração do dentinho dela. Demorei um pouco, pq sou ultra perfeccionista e quando pego uma resina pra fazer eu fico namorando o dente durante muito tempo pra ver como poderei fazer pra sair o  mais parecido possível.
“Pronto Nina, terminou! Olha como ficou…”
E dei o espelho na mão dela. 
A reação daquela menina foi inexplicável, a felicidade, os olhinhos brilhando, os agradecimentos, os pedidos de desculpa por ter dado trabalho e o sorriso dela, o sorriso que ela lutou tanto pra conseguir e ela conseguiu!
É Nina, agora você poderá tomar sua Coca bem gelada e sua pizza de 4 queijos sem sentir nenhum incômodo.

São essas pequenas coisas que me fazem amar cada vez mais minha profissão e não tem dinheiro no mundo que pague o sorriso sincero de uma criança, satisfeita e com sua auto-estima lá nas nuvens.
Desejo que pelo menos uma Nina apareça na vida de cada profissional, independente da área. Estava tão exausta, cansada e pensando em coisas pra resolver que depois disso tudo se diminuiu.
Obrigada a minha paciente Nina pelo abraço sincero e o sorriso mais lindo!

3 Respostas

  1. aw filhota! que lindo isso!
    é muito legal sentir que a gente faz a diferença, né? Ainda mais quando é na vida profissional! =)
    Parabéns, filhota!
    E saiba que vc será a dentista dos meus filhos! =P *pq até lá vai ter o trem bala SP-Rio e vai ficar MUITO mais fácil da gente se ver! hehehehe*
    bjao!

  2. O_O…

  3. Muito lindo hein amiga??
    Saudades de vc!!!
    Mtos bjos

Deixe um comentário

